Ícone do site Dra. Daniela T. Rigotto Bannwart

Sobre as reações alérgicas à vacina da Pfizer BioNtech para COVID19

Antes de qualquer colocação é importante lembrar que a alergia é específica a um componente específico, além das reações serem imprevisíveis e dependentes da sensibilidade de cada indivíduo, não sendo possível, desta forma,  generalizações. É válido também ressaltar que não é possível prever o primeiro episódio de uma reação alérgica, sendo o diagnóstico estabelecido posteriormente. Dessa forma, não existem testes que possam ser realizados para prevenir uma reação alérgica.

As reações às vacinas são raras, principalmente quando estamos falando de reações graves. A prevenção, em grande parte das vezes, pode ser feita com a vacinação em locais apropriados.

Componentes da vacina da Pfizer BioNTech COVID-19:

Com relação a substâncias normalmente utilizadas no processo de fabricação da vacina:

O CDC americano orienta:
  1. Não vacinar pacientes com história de reação grave a qualquer componente da vacina.
  2. Sempre avaliar individualmente os pacientes com reações graves a outras vacinas ou medicações injetáveis. Neste caso, se for aplicada a vacina, pode-se realizar observação por 30 minutos.
  3. Libera a aplicação da vacina para pacientes com reações a medicações orais, reações leves a vacinas ou medicações injetáveis. Se reações graves a medicações orais observar por 30 minutos e se reações leves observar por 15 minutos.
  4. Orienta a observação por 30 minutos em  pacientes com reações graves a alimentos e 15 minutos para os pacientes com reações leves.

A hipótese da reação alérgica a esta vacina da Pfizer ainda não foi esclarecida. Contudo, uma das possíveis causas, embora muito rara, é devido a presença do polietilenoglicol (PEG) ou então uma reação inespecífica. Esta reação inespecífica ocorre com algumas pessoas em determinadas circunstâncias, devido a liberação de histamina pelos mastócitos (células envolvidas nas reações alérgicas) por mecanismos não alérgicos. Exemplo disso são as reações a contrastes.  Lembrando que ainda não sabemos, infelizmente, quais vacinas serão oferecidas para a população brasileira e dessa forma sempre devemos estar atentos a bula das outras vacinas quando estas forem anunciadas.

Caso ainda persista alguma dúvida procure seu Alergista para maiores esclarecimentos!

Sair da versão mobile