Ícone do site Dra. Daniela T. Rigotto Bannwart

Coronavirus e doenças crônicas

As pessoas com doenças crônicas não têm maior chance de se infectar pelo coronavírus, contudo, em caso de infecção elas têm maior risco de ter formas graves da doença.

Dessa forma, devemos manter essas doenças controladas e não suspender nenhuma medicação sem antes entrar em contato com o seu médico! O mais importante é manter a doença de base controlada!

Essa condição se aplica aos paciente com imunodeficiências e pacientes com asma por exemplo.

Não existe nenhuma medicação para evitar o COVID19. Não acreditem em soros milagrosos, medicação que aumente a imunidade ou vitaminas que façam melhorar a imunidade. Infelizmente elas não existem!

A recomendação para diminuirmos o risco de infecção é o isolamento social, ou seja, ficar em sua casa somente com as pessoas que moram com você, sem ter contatos com familiares ou amigos. Também devemos manter uma higiene adequada das mãos e etiqueta respiratória.

Se realmente for imprescindível sair de casa para ir a farmácia ou mercado, ao voltar não circule em casa com a roupa e sapatos que usou e higienize os locais do carro que possam ter contaminação. Pessoas idosas ou do grupo de risco não devem sair de casa!

Evitem o uso de anti-inflamatórios pois existem alguns trabalhos mostrando que podem estar relacionados com a forma grave da doença!

Sair da versão mobile