Ícone do site Dra. Daniela T. Rigotto Bannwart

Quais as vacinas contraindicadas em pacientes com alergias alimentares?

Uma vez que algumas vacinas são inoculadas em embriões de galinha, em diferentes quantidades, existem algumas orientações sobre vacinação em alérgicos ao ovo principalmente.

Devido à pandemia do COVID-19, a campanha de vacinação contra a gripe teve seu início adiantado. Paralelamente, o sarampo continua infectando pessoas pelo Brasil, principalmente crianças.

A vacina Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): pode e deve ser administrada em pacientes com alergia ao ovo, independentemente de sua manifestação clínica (incluindo anafilaxia). Não existe nenhuma contraindicação formal de aplicação de qualquer vacina nos pacientes alérgicos ao leite de vaca. É necessário, no entanto, que os componentes de qualquer vacina sejam checados antes de sua administração para que não haja qualquer risco da introdução não avisada de proteínas de qualquer espécie, já que existe uma vacina que é fabricada na Índia que pode ter contaminação com leite.


Segundo orientação da ASBAI : a maioria das pessoas com história de reação anafilática a ovo não tem reações adversas à vacina e, mesmo quando a reação é grave, não há contraindicação ao uso da vacina tríplice viral. Foi demonstrado, em muitos estudos, que pessoas com alergia ao ovo, mesmo aquelas com alergia grave, têm risco baixíssimo de reações anafiláticas. Os testes cutâneos com a vacina não são recomendados. No entanto, é indicado que estas pessoas, por precaução, sejam vacinadas em locais que ofereçam condições de atendimento de anafilaxia.

A Vacina da gripe (Influenza, incluindo H1N1) é segura como visto no post feito anteriormente sobre o assunto. A quantidade de ovo presente na vacina é muito pequena e os riscos de reação pós-vacinal são mínimos comparados ao grande risco da infecção por influenza. Na dúvida, o paciente deve procurar esclarecimentos no serviço de saúde mais próximo ou com o médico que o acompanha.

A vacina da Febre amarela esta contraindicada em alérgicos ao ovo, diante de qualquer manifestação clínica.

Sair da versão mobile