Urticária e angioedema
São comuns na clínica pediátrica, sendo causas comuns de consultas no Pronto Atendimento.
A urticária pode ser aguda ou crônica e ter diversas causas, mostrando mais uma vez a importância da consulta com especialista. Ela é caracterizada por uma erupção cutânea muito pruriginosa (com muita coceira) e podem acometer qualquer parte do corpo.
O angioedema é um edema (inchaço) que compromete camadas mais profundas da pele e pode persistir por dias. É comum suas ocorrências em face, pescoço e mãos, porém pode ocorrer em qualquer local do corpo.
O diagnóstico deve envolver uma história clínica completa e exames complementares dependendo do quadro clínico.
O tratamento deve ser avaliado individualmente.
Dermatite Atópica
É uma doença de caráter inflamatório, crônica e redicivante. Clinicamente é caracterizada por prurido (coceira) intenso e por ter distribuição variável de acordo com a idade do paciente. Apresenta caráter hereditário, chegando a 68% em pacientes filhos de pais com essa doença.
O diagnóstico é essencialmente clínico e considera achados da anamnese e característica da lesão (aspecto da lesão, distribuição e presença de prurido).
O tratamento envolve educação dos pais e paciente com relação a cronicidade da doença e seu caráter redicivante, além da remoção de possíveis fatores desencadeantes e ao tratamento com medicamentos.
Dermatite de contato
É uma das doenças cutâneas mais comuns. É mais frequente em adolescentes e adultos, porém pode acontecer em qualquer faixa etária. Ela pode ser irritativa ( ex: dermatite de fraldas) e alérgica.
É caracterizada por:
- eritema (áreas avermelhadas),
- edema (inchaço)
- vesículas (bolhinhas com água),
- além de crostas e espessamento da pele e xerose (pele seca)
O diagnóstico é baseado na história clínica podendo ou não necessitar de exames complementares. O tratamento deve ser avaliado conforme as causas da dermatite.