Estamos mais uma vez na época da vacina da gripe…
Dessa forma, é importante ter conhecimento das vacinas que temos disponíveis para nossa proteção.
Você sabe quais são?
Temos disponíveis no Brasil a vacina trivalente (rede pública e particular) e tetravalente (rede particular).
A diferença entre as 2 duas são a quantidade de cepas para a qual a vacina protege.
-
Vacina trivalente: é composta por 3 tipos de vírus mais representativos em circulação (dois subtipos de vírus influenza A e um subtipo do vírus influenza B).
-
Vacina quadrivalente: as vacinas quadrivalentes são compostas por um segundo subtipo do vírus influenza B, além dos vírus das vacinas trivalentes.
Nesta campanha, serão contemplados na rede pública:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),
- gestantes, puérperas,
- povos indígenas,
- trabalhadores da saúde,
- idosos com 60 anos e mais,
- professores das escolas públicas e privadas,
- pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente,
- forças de segurança e salvamento, forças armadas,
- caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso,
- trabalhadores portuários,
- funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
O público-alvo, portanto, representará 79.744.470 milhões de pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.
Como ainda não existe clareza em relação à magnitude da temporada de influenza em 2021, a possibilidade da cocirculação dos vírus influenza e do SARS-CoV-2 (covid-19) destaca a importância das medidas de prevenção. A vacinação contra a influenza de pessoas pertencentes aos grupos alvo do programa de imunização tem como principal objetivo reduzir a doença, prevenindo hospitalizações.
Causa muita preocupação a diminuição da vacinação nos últimos anos, ainda mais que este ano teremos mais uma vez a cocirculação do vírus influenza e do SARSCOV2 *COVID19.
Os sintomas das 2 doenças ( COVID19 e Gripe) podem ser parecidos e como não temos vacinas para COVID19 para todos os grupos é muito interessante nos protegermos para gripe para prevenir uma sobrecarga ainda maior no sistema de saúde.
A vacinação da gripe já esta disponível na rede particular e na rede pública. Todos que podem se proteger com esta vacina deverão fazer!
Vacinem-se!
Qualquer dúvida procure seu médico!