Vacina da gripe e paciente com alergia a ovo

A vacina contra gripe é muito importante para redução da circulação do vírus Influenza entre a população, especialmente no início do outono.

Nesta época de pandemia de coronavírus, o controle de qualquer outra infecção respiratória funciona como importante medida para prevenir a contaminação por outro vírus que também é muito perigoso.

Devido a vacina ser cultivada em em fluidos de ovos embrionários de galinhas acaba gerando dúvidas se deve ser aplicada nos pacientes com Alergia ao Ovo!

Conforme vários estudos robustos com relação a esta dúvida e também conforme orientação do comitê de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) esclarece:

Pacientes alérgicos a ovo de qualquer gravidade podem receber a vacina a partir o 6º mês de vida.

  • Pacientes com história prévia de anafilaxia ao ovo devem preferencialmente ser vacinados em ambiente seguro, com supervisão médica.
  • Não está indicada a aplicação da vacina influenza em doses fracionadas para alérgicos ao ovo;
  • Testes cutâneos epidérmicos ou intradérmicos com a vacina não são preditivos para reação à vacina influenza;
  • Não há necessidade de precaução adicional posterior à administração da vacina, mas a observação por tempo maior pode ser orientada a critério médico;
  • A prática recomendada para aplicação de todas as vacinas em crianças deve incluir a capacidade de reconhecer e tratar reações de hipersensibilidade agudas;
  • Reações à vacina da gripe podem ser secundárias a hipersensibilidade a outros componentes da vacina e em casos de reações prévias, o paciente deverá ser avaliado por um especialista para as orientações de como proceder nas doses futuras.

Portanto, tendo em vista o perfil de segurança e o benefício da imunização, especialmente diante da atual epidemia do coronavírus, a ASBAI posiciona-se altamente favorável à vacinação contra gripe em pacientes alérgicos ao ovo.