A roséola ou exantema súbito é uma doença viral, ocasionada normalmente pelo herpes tipo 6, que cursa com febre alta por vários dias e posteriormente rush cutâneo (hiperemia ou vermelhidão na pele). normalmente afeta crianças entre 6 meses e 3 anos.
Como a febre é persistente acaba gerando preocupação e ansiedade, o que por sua vez leva os pais frequentemente ao Pronto Atendimento. Nestas idas e vindas ao PA algumas vezes acaba sendo prescrito antibiótico oral e isso pode ocasionar dúvidas com relação a uma possível hiperssensibilidade (“alergia”) ao antibiótico devido a hiperemia causada pela própria roséola.
No caso desta doença (exantema súbito ou roséola), apesar da febre alta, a criança normalmente se encontra bem e ativa, o que por sua vez, pode ser um norte para os papais se preocuparem menos e aguardarem a evolução do caso. Sei o quanto a febre é assustadora para imensa maioria dos pais, porém, devemos lembrar que nem sempre ela é sinônimo de doenças graves.
O diagnóstico é feito através da clínica na imensa maioria das vezes e o tratamento é realizado apenas com sintomáticos.
Sempre fiquem alertas aos sinais e sintomas, assim como o estado geral do seu filho! Febre nem sempre é uma sintomas nocivo e muitas vezes pode gerar confusão o uso de antibióticos em doenças virais.