Como diferenciar dermatite atópica de dermatite seborreica?

A dermatite é uma inflamação da pele que pode ter diversas causas, entre elas, a dermatite atópica e a dermatite seborreica. Ambas possuem sintomas semelhantes, o que pode gerar dúvidas na hora de diferenciá-las. Neste post, vamos abordar as principais características de cada tipo de dermatite, auxiliando na distinção entre elas.

Com relação a idade:

Uma das primeiras informações que podem ser avaliadas para diferenciar a dermatite atópica da dermatite seborreica é a idade em que cada uma delas costuma se manifestar.

A dermatite atópica é uma doença crônica que geralmente se inicia após os 3 meses de vida, tendo seu pico entre 4 e 8 anos. No entanto, em alguns casos, a doença pode se manifestar pela primeira vez na idade adulta.

Já a dermatite seborreica, embora possa afetar qualquer faixa etária, é mais comum no recém-nascido. Esse tipo de dermatite é conhecido como crosta láctea.

Localização

Outra forma de diferenciar a dermatite atópica da dermatite seborreica é por meio da localização das lesões na pele.

A dermatite atópica costuma afetar áreas com maior quantidade de dobras, como as pálpebras, pescoço, dobras do cotovelo e atrás dos joelhos. Além disso, é comum ocorrer coceira intensa, podendo causar lesões na pele em decorrência do ato de coçar.

Por outro lado, a dermatite seborreica costuma afetar o couro cabeludo, face, sobrancelhas e barba. Nesses locais, há um acúmulo de oleosidade, o que pode causar descamação e até mesmo coceira (que normalmente não é muito intensa).

Sintomas

Embora a coceira seja um sintoma comum a ambas as doenças, existem algumas diferenças nos sintomas que podem ajudar a diferenciá-las.

Na dermatite atópica, a ele costuma ser seca e as lesões costumam ser mais avermelhadas. Em casos mais graves, podem formar crostas e feridas. Já a dermatite seborreica apresenta lesões esbranquiçadas ou amareladas, acompanhadas de descamação.

Tratamento

O tratamento para dermatite atópica e dermatite seborreica é feito de acordo com a avaliação médica. Em alguns casos, podem ser receitados medicamentos tópicos ou orais.

Na dermatite atópica, o tratamento costuma envolver o uso de hidratantes e corticoides tópicos, além de medicamentos imunossupressores e/ou biológicos em casos mais graves.

Já na dermatite seborreica, o tratamento é mais simples e pode envolver o uso de xampus, cremes ou loções tópicas.