O Teste Cutâneo Alérgico é uma técnica bastante utilizada para diagnosticar alergias. Ele é realizado através da aplicação de extratos de substâncias que podem provocar reações alérgicas na pele do paciente. Esse tipo de teste é muito importante para identificar quais são os alérgenos que podem desencadear uma reação alérgica, permitindo ao médico prescrever um tratamento adequado e mais personalizado.
Neste texto vamos explicar como funciona o Teste Cutâneo Alérgico, para que ele serve, quais são as suas indicações e contraindicações, e como é feito o seu preparo e realização. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante exame.
O que é o Teste Cutâneo Alérgico?
O Teste Cutâneo Alérgico é um exame que permite identificar quais são as substâncias que provocam alergias imediatas em um indivíduo. Ele é realizado através da aplicação de extratos de substâncias alergênicas na pele do paciente, geralmente no braço do paciente.
Esse tipo de teste é importante para o diagnóstico de alergias, já que permite ao médico identificar qual é a substância que desencadeia uma reação alérgica no paciente. Com base nesse resultado, o médico pode prescrever um tratamento mais personalizado, que pode incluir controle de ambiente mais direcionado, medicamentos, a imunoterapia (conhecidas como vacinas para alergia).
Para que serve o Teste Cutâneo Alérgico?
O Teste Cutâneo Alérgico serve para diagnosticar alergias que ocorrem de forma imediata, identificando quais são as substâncias que o indivíduo é sensibilizado. Ele é indicado para pessoas que apresentam sintomas de alergia, como vermelhidão, coceira, inchaço, sintomas de irritação e coceira nos olhos, sintomas nasais como coriza, espirros e coceira, além de sintomas respiratórios como chio de peito e alergias alimentares.
Como é feito o Teste Cutâneo Alérgico?
O Teste Cutâneo Alérgico é feito através da aplicação de extratos de substâncias alergênicas na pele do paciente. Esses extratos podem ser obtidos a partir de alimentos, plantas, ácaros, insetos, entre outros agentes alergênicos.
O teste é realizado geralmente nos braços do paciente, onde a pele é limpa com álcool e marcada com caneta. Em seguida, uma pequena quantidade de extrato alergênico é aplicada na superfície da pele. Posteriormente será utilizado uma lanceta para que o alérgeno entre em contato com a pele.
Após a aplicação, o paciente deve aguardar cerca de 15 a 20 minutos sem coçar a pele. Depois desse tempo observaremos se há alguma reação na pele. Caso ocorra vermelhidão, inchaço, coceira ou outros sinais de irritação, o resultado será avaliado pelo médico que avaliará a positividade do mesmo.