Existem muitos mitos em torno da imunodeficiência, e é importante desmistificar alguns deles para que as pessoas possam entender melhor essa condição. Veja a seguir algumas perguntas comuns sobre a imunodeficiência e suas respostas:
Todas as crianças com infecções de repetição têm alteração da imunidade?
Não necessariamente. Grande parte das crianças com infecções de repetição é imunologicamente normal, mas é recomendável que elas sejam avaliadas por um especialista em imunologia para descartar qualquer anormalidade.
Existe alguma medicação que melhore a imunidade?
Não existe, até o momento, nenhuma medicação que melhore a função do sistema imunológico em pacientes que tenham apenas imaturidade pela baixa idade. No entanto, é possível tratar algumas doenças que causam imunodeficiência, como a deficiência de anticorpos por exemplo.
Existe algum alimento que seja capaz de melhorar a imunidade?
Não há nenhum alimento específico que seja capaz de melhorar a imunidade. No entanto, é importante que os pacientes tenham uma alimentação saudável e equilibrada para manter o bom funcionamento do organismo e do sistema imunológico.
O paciente com imunodeficiência pode fazer todas as vacinas?
Normalmente, as vacinas de vírus vivos estão contraindicadas para pacientes com imunodeficiência. No entanto, cada paciente deve ser avaliado individualmente para determinar quais vacinas são seguras e recomendadas para ele. É importante ressaltar que os familiares e cuidadores de pacientes com imunodeficiência também devem ter suas vacinas em dia e evitar algumas vacinas, como a de vacina de poliomielite oral.